segunda-feira, 18 de abril de 2011

Crème Brûllèe


Nomezinho complicado para uma sobremesa dos deuses!

Minha primeira vez com o creme brullee foi aqui na Austrália mesmo. Fomos neste restaurante, que já falei para vocês.
Desde então, estava me "ensaiando" para comprar os ramekins e, o mais importante, o maçarico! Há alguns dias atrás, passeando no meu mercado favorito, o Aldi, encontrei ramekins e maçarico em promoção. Eu digo que quando passeio neste mercado, é porque estou com más intenções, pois sempre saio com algo de lá.
Depois de tudo comprado, a pressão psicológica começou aqui em casa. Se comprei, tenho que fazer. E foi com muito prazer que sucumbi à pressão e preparei com creme brullee com amarula.
E eu tenho que compartilhar com vocês! Sinceramente, tenho que me controlar para não comer tudo de uma vez!
A receita foi baseada numa receita do site Taste. A receita original leva licor Amaretto. Eu substituí por licor Amarula. Só o nome é parecido, viu? Amaretto é feito à base de castanhas e imagino que deva ter um sabor muito mais marcante que o Amarula. Mas ficou divino, de qualquer maneira.

Crème Brûlèe com Amarula
Rendimento: 10 porções

Ingredientes:
- 625 ml de creme de leite (2 1/2 copos)
- 1 fava de baunilha
- 7 gemas
- 100 gramas (1/2 copo) de açúcar refinado
- 60 ml (1/4 copo) de licor Amarula
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou cristal)

Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 150 graus Celsius. Coloque 10 ramekins em uma assadeira.
- Abra a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque o creme de leite e as sementes de baunilha numa panela e cozinhe em fogo médio por 5 minutos. Não deixe ferver.
- Coe o creme e coloque numa vasilha
- Bata as gemas, o açúcar e licor numa vasilha, até que fique homogêneo.
- Vá adicionando o creme quente aos ovos até que tudo fique incorporado.
- Encha os ramekins com o creme. Retire qualquer "espuma" que tenha formado no creme com uma colher. Coloque água na assadeira até que alcance metade dos ramekins, de modo que eles fiquem em banho-maria.
- Asse por aproximadamente 40 minutos, até o creme fique firme e dourado.
- Retire do forno e espere esfriar.
- Quando o creme estiver frio, coloque na geladeira por 6 horas até que ele assente.
- Na hora de servir, polvilhe o creme com açúcar mascavo ou cristal e queime com o maçarico. O ideal é que fiquem alguns pontos "queimados" no açúcar, pois isso dá o equilíbrio entre o doce e amarguinho do queimado.

Entre em êxtase. Bom apetite!

Observações:
- as favas de baunilha são caríssimas. Aqui está custando 160 dólares o quilo. Substituí por pasta de baunilha. É mais consistente e concentrada que a essência de baunilha. Uma colher de chá de pasta de baunilha equivale a uma fava de baunilha.
- estando em terra brasilis, sugiro utilizar creme de leite normal. Estando em terras australis, utilize o cream (não o thickened), aquele pode ser "whipped".

4 comentários:

Tati Salomão Miamoto

Chiquérrima!! Esta minha amiga está se superando!! Parabéns, Cris!

Di

hummm... parece delicioso!

Cris

Tati! E como te disse, foi tão fácil de fazer. Nem presta...

Di, é uma delícia, eu fico me derretendo pelo tal do creme. hehehe

Lourdes

Oi Cris,
vou fazer esta receita, os ramequins já tenho.

Um beijo

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP