domingo, 11 de julho de 2010

Focaccia de Tomate e Alecrim

Sabe aquele livro que compramos? Pois é, estamos experimentando as receitas dele, e minha primeira tentativa foi uma focaccia de tomates secos e alecrim.

Eu, particularmente, achei a focaccia com um gosto muito predominante de alecrim, mas é muito gostosa para um lanche de final de tarde. Eu não utilizei alecrim fresco, como recomendado na receita, essa deve ter sido a diferença crucial.


Focaccia de Tomate e Alecrim

Ingredientes:
- 500 gr. de farinha de trigo
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de alecrim fresco, picado, mais um extra para enfeitar (eu usei alecrim seco)
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, mais um extra para pincelar
- 300 ml de água morna
- 6 pedaços de tomate secos, cortados em metades
- 1 colher de chá de sal grosso (sal marinho), moído (coloque o sal no moedor de pimenta).

Modo de Fazer:
- Coloque farinha e o sal numa tigela e misture. Inclua o fermento e o alecrim. Faça uma cova no centro, adicione 4 colheres de sopa de azeite e misture rapidamente com uma colher de pau. Gradualmente vá adicionando a água até formar uma massa homogênea. Polvilhe uma superfície com farinha de trigo e sove a massa por 2 minutos. A massa deve ficar bem úmida, não adicione mais farinha.
- Unte uma tigela com um pouco de azeite. Coloque a massa dentro desta tigela, cubra com um pano e deixe descansar em um lugar morno por 2 horas, ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.
- Unte uma forma com óleo. Enquanto isso, sove a massa por mais 1 minuto. Espalhe a massa sobre a forma e e pressione para que a massa fique uma camada fina e uniforme. Cubra a forma com um pano e deixe descansar em um lugar morno por mais 1 hora.
- Pré-aqueça o forno a 240 graus Celsius. Corte os tomates em metades. Faça pequenas covas na massa, pressionando com os dedos. Espalhe o sal marinho sobre a massa. Coloque os tomates secos nas covas formadas com os dedos e pincele a massa com o azeite de oliva. Coloque alguns pedacinhos de alecrim sobre a massa.
- Reduza a temperatura do forno para 220 graus Celsius e asse por 20 minutos ou até que a focaccia fique dourada. Sirva enquanto ainda estiver morno..

0 comentários:

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP