terça-feira, 17 de março de 2015

Almôndegas com Risoni ao Molho de Tomate

O outono já deu as caras por aqui e não parece que ele vai embora tão cedo. Chegou a época de comidas mais encorpadas, que aquecem o coração e o estômago.

Descobri essa receita por acaso, procurando alternativas do que fazer com a massa risoni que havia comprado. Essa massinha, que mais parece um arroz de risoto, é muito versátil. Pode ser cozida como qualquer outra massa, em separado, ou pode ser cozida junto com o molho que está sendo preparado.
Optei por cozinhá-la com o molho a ser servido, o sabor é acentuado e completamente diferente de adicionar o molho ao final.


As almôndegas dessa receita também são versáteis. Embora a receita original vá um ovo, eu o deixo de fora quando quero congelar umas almôndegas extras.

Almôndegas com Risoni ao Molho de Tomate

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 25 minutos

Ingredientes:
- 1 litro de caldo de carne
- 500g de carne moída
- 1 dente de alho amassado
- 1 ovo, levemente batido
- 1 xícara de farinha de rosca
- 1 colher de sopa de óleo
- 4 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1/2 colher de chá de alecrim (seco ou fresco)
- 1 1/2 xícara de risoni
- 2 tomates picados
- salsa ou manjericão picados
- queijo parmesão ralado, para servir

Modo de Fazer:

1. Em uma tigela, misture 1/2 xícara de caldo de carne com a carne moída, o alho, ovo e farinha de rosca. Forme as bolinhas das almôndegas.

2. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo. Adicione as almôndegas e frite até dourar. Adicione o caldo de carne restante, o extrato de tomate e o alecrim. Cozinhe por 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

3. Adicione o risoni e tomates. Cozinhe por 8 minutos, mexendo regularmente para não grudar no fundo da frigideira, até que a massa fique ao al dente.

4. Sirva com parmesão e salsa.


0 comentários:

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP