sexta-feira, 18 de abril de 2014

Salmão Enrolado em Prosciutto com Pesto e Moranga Assada

Com a correria dos dois últimos anos eu até já havia esquecido das minhas paixões, cozinhar pratos que nunca cozinhei e fotografia. Aqui no blog posso resgatar essas duas paixões.

Hoje é Sexta-feira Santa, então pensei em preparar um salmão para a data.
Eu acho o salmão um peixe "encorpado", além de ser mais caro, mas hoje me neguei a preparar o mesmo filé de pescado de todo dia.
O resultado foi um almoço maravilhoso, com gostinho de quero mais.

Salmão Enrolado em Prosciutto com Pesto e Moranga Assada

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
1 kg de moranga cortada em cubos
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de folhas de alecrim picadas (usei as folhas secas)
4 filés de salmão, sem pele e sem espinha
4 fatias de prosciutto

Pesto:
1 molho de salsa, somente as folhas
25 gramas de amêndoas (usei pinoles, acho mais gostoso)
1 dente de alho picado
1/2 xícara (125 ml) de azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus e forre uma assadeira com papel manteiga.

Misture a moranga, azeite, alho e alecrim numa vasilha e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque na assadeira e deixe assar por 35 - 40 minutos até ficar dourado e macio.

Enquanto a moranga assa, prepare o pesto. Coloque a salsa, pinoles e alho no processador e bata até ficar homogêneo. Vá acrescentando azeite até ficar no ponto desejado. Adicione sal e pimenta a gosto. Reserve.

Aqueça uma frigideira em fogo médio. Tempere o salmão com sal e pimenta. Enrole cada salmão na fatia de prosciutto. Pincele levemente com azeite e frite por 3 - 4 minutos cada lado, até que o salmão fique bem cozido pelo lado de fora e um pouquinho rosa no centro. Deixe descansar por 2 minutos.

Divida o salmão e a moranga em 4 pratos e cubra com o pesto.

Observação: Eu quis um pesto mais "rústico", por isso o fiz no estilo "old school", com meu pilão. Adoro!


Eis o resultado final.



0 comentários:

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP