quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Risoto Primavera

Nossa, que vergonha, última postagem, julho de 2011. Desde então tanta coisa aconteceu... Continuei comendo, mas bem mais "básico", nada de tentar novidades na cozinha...
O segundo semestre de 2011 foi intenso. Viagem ao Brasil e Argentina, volta à Austrália com muito trabalho, gravidez... Foi um ano bom.

Ontem bateu aquela vontade de fazer algo especial e postar aqui no blog. Vontade de rejeitar o abandono e elaborar um prato.

A receita que vou mostar não é para os carnívoros de plantão. Eu, como não me importo de ficar pelo menos um dia da semana sem carne, adoro! Tanto que há alguns meses atrás comprei um livrinho de receitas vegetarianas (Love Food da Parragon) no mercado alemão daqui (o Aldi), por uma bagatela. Já preparei várias receitas do livrinho, para mim foi um achado!

O nome da receita é Risoto Primavera, mas eu chamaria mesmo é de Risoto Verde, pois só vão verduras e legumes verdes! O gosto é destacado, o equilíbrio perfeito entre vegetais com sabor marcante.

Risoto Primavera
Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes:

225g de aspargos verdes frescos
4 colheres de sopa de azeite de oliva
175g de vagem, cortada em pedaços de aproximadamente 2,5 cm
175g de abobrinha, cortada em cubos
225g de ervilhas
1 cebola picada
1 ou 2 dentes de alho picados
350g arroz arbório
1.6 litros de caldo de vegetais (pode optar por caldo de galinha, se não for vegetariano)
1 maço de cebolinha picada
sal e pimenta a gosto
55g de manteiga
115g de queijo parmesão ralado
1/2 maço daquela cebolinha bem fininha (francesa?) picada
2 colheres de sopa de manjericão picado

Modo de Preparo:

1. Corte a parte mais rígida dos aspargos e descarte. Corte os aspargos em pedaços de aproximadamente 2,5cm e reserve. Aqueça 2 colheres do azeite de oliva em uma panela grande em fogo alto. Adicione os aspargos, as vagens, abobrinha e ervilhas e frite, mexendo constantemente, por 3 a 4 minutos, até que os vegetais estejam com uma cor verde bem destaca e começando a ficar moles. Reserve.

2. Aqueça o restante do azeite de oliva em outra panela grande, em fogo médio. Adicione a cebola e o alho, mexendo ocasionalmente, por 3 minutos ou até que a cebola fique transparente. Reduza o fogo e adicione o arroz arbório e mexa para misturar os ingredientes. Cozinhe o arroz por 2 a 3 minutos até que os grãos fiquem transparentes.

3. Adicione o caldo de vegetais, uma xícara por vez. Mexa constantemente e adicione mais caldo quando o arroz absorver o líquido. Aumente o fogo para médio para que o líquido cozinhe. Cozinhe por 20 minutos ou até que o líquido seja absorvido pelo arroz e fique cremoso.

4. Adicione os vegetais e a cebolinha (a "grossa") ao arroz. Adicione o resto de caldo que houver sobrado e cozinhe por 2 minutos, mexendo frequentemente. Adicione a manteiga, o queijo ralado, a cebolinha fina e o manjericão. Sirva imediatamente.

O segredo de qualquer risoto é adicionar o líquido aos poucos e mexer frequentemente, assim o arroz absorve o líquido e solta o amido, deixando o risoto cremoso e soltinho. Outra dica é não deixar o risoto ficar muito seco. A dica final é que o arroz deve ser preparado separadamente e os outros ingredientes, quaisquer que sejam, devem ser adicionado ao arroz somente no fim do preparo.

Bom apetite!

1 comentários:

Quelen Grapiglia

Adorei!Vou fazer para experimentar!
Beijao!

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP