quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Risoto de Tomates Secos e Queijo Fetta

Há dias que não sinto vontade alguma de comer carne. Às vezes chego a pensar que muita carne pesa no meu estômago. Mas não viraria vegetariana também. Uma picanha bem assada, de vez em quando, também tem seu valor.

Nestes dias vegetarianos, gosto de preparar pratos que venham ressaltados em sabor, nada de vegetais no vapor com sal. Isso é muito sem gosto.
Há alguns dias atrás estava com vontade de sentir um pouquinho de acidez na minha boca. Logo pensei em tomates, de vários tipos... Adoro a variação de sensações na boca.
Então decidi fazer um risoto de tomates secos... Mas um risoto somente com tomates secos ficaria muito simples, então decidi combinar queijo fetta, com seu "azedinho" gostoso. E não é que a combinação deu super certo? Vejam abaixo.

Risoto de Tomates Secos com Queijo Fetta
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
- 1 vidro pequeno de tomates secos em óleo (aproximadamente 250 gr) picados
- 100 gramas de queijo fetta picado
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 maço de manjericão
- 1 litro de caldo de galinha
- 1 copo de vinho branco
- 1 copo de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de pinhões (são pequenos pinhões, chamados pine nuts em inglês)
- azeite de oliva
- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela, acrescente o azeite de oliva e frite a cebola e o alho até dourar. Acrescente sal e pimenta. Acrescente o arroz e frite por alguns minutos até o arroz parecer um pouco mais "transparente".
Adicione o vinho branco e deixe cozinhar até que o álcool evapore. Adicione então 1 xícara de caldo de galinha e mexa o arroz frequentemente, para não grudar. Quando o caldo reduzir, acrescente outra xícara de caldo e repita o procedimento por aproximadamente 15 minutos ou até que o arroz fique macio.
Enquanto o arroz cozinha, coloque os pinhões numa frigideira e torre-os até que fiquem dourados.
Quando o arroz estiver macio, acrescente os tomates secos, o queijo fetta e o queijo parmesão. Mexa o risoto para que o queijo incorpore.
Espalhe os pinhões por cima do risoto. Sirva nos pratos e coloque as folhas de manjericão.


Observação: Aqui na Austrália os supermercados vendem caldo de galinha líquido. Nunca prestei atenção se isso existe no Brasil. De qualquer maneira, eu sou completamente a favor de preparar o próprio caldo de galinha em casa, sem conservantes.
Cada vez que cozinho algum frango para um prato específico, nunca jogo fora o caldo. Coloco em copinhos plásticos e congelo. Sempre tenho caldo esperando por aquele risoto!
Nenhum dos dois está disponível? Acrescente caldo em pó ou em cubinhos e vá acrescentando água para cozinhar o arroz.

2 comentários:

Tati Salomão Miamoto

Delícia, Cris!
Vou testar um dia este risoto!
Beijo1

Cris

Tati, o melhor é que é super rápido de fazer. E delicioso. Beijos.

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP