sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bolo de Cenoura

No Brasil sempre fui apaixonada por bolo de cenoura. Acho que foi um dos primeiros bolos que aprendi a fazer, ainda criança, pois podia colocar os ingredientes no liquidificador e não fazer muita bagunça. Aquela cobertura de chocolate no bolo amarelinho é o céu.

Aqui na Austrália já reproduzi várias vezes a receita, mas também tenho experimentado a versão australiana do bolo de cenoura, o que chamou muito a minha atenção e apurou o paladar.
Então fui à busca da versão australiana (ou inglesa) no meu livro de "baking". Encontrei a receita que queria, um bolo cuja cenoura vai ralada e é acompanhada por grãos.
Vou traduzir a receita. O único problema é que a edição desse livro é inglesa, então vou tentar sugerir alguns substitutos de ingredientes, como eu fiz por aqui.

Bolo de Cenoura

Rendimento: 16 porções

Ingredientes:
- 175 ml de óleo de girassol, mais extra para untar a forma
- 175 g de açúcar mascavo
- 3 ovos batidos
- 175 g de cenoura ralada
- 85 g de de uva passa
- 55 g de nozes picadas
- raspas de 1 laranja
- 175 g de farinha com fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela moída
- 1/2 colher de chá de noz moscada

Para cobertura
- 200 g de cream cheese (aqui na Austrália usei o Mascarponi)
- 100 g de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de chá de suco de laranja

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma quadrada (aproximadamente 23 cm).
Em uma tigela, bata o óleo, o açúcar mascavo e os ovos. Acrescente a cenoura ralada, uva passa, nozes e raspas de laranja.
Acrescente à mistura a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e a noz moscada. Misture tudo.
Coloque a massa na forma e asse por aproximadamente 40 a 45 minutos, até que bolo esteja firme (eu usei a técnica do palitinho).
Retire o bolo do forno e deixe esfriar.
Para a cobertura, combine o cream cheese, açúcar de confeiteiro e o suco de laranja e bata até ficar macio e firme. Espalhe sobre o bolo.

Bom apetite!

7 comentários:

Unknown

Olá adorei sua receita bolo cenoura australiano rsrsrs.... faço gastronomia e chegou o meu TCC onde o país é a Australia e o insumo é a cenoura.Sua receita via me ajudar muito e se por ventura tiver outras com cenoura eu gostaria que compartilhasse comigo pois vou precisar muito, ja que o empreendimento para o meu TCC será um Caf.Agradeço desde ja.

Abraços

Solange

Unknown

Olá preciso de sua ajuda rsrsrs faço gastronomia e meu TCC começou meu país é a Australia e o insumo é a cenoura, me envia por favor receitas doces e/ou salgadas dai que contenham a cenoura. Agradeço desde ja.
Abraços

Solange

Cris

Oi Solange! Eu posso pensar em alguma receita. Basicamente, a Austrália tem poucos pratos típicos. Por ser um país multicultural, a gastronomia tornou-se multicultural.
Eu tenho um quiche de cenoura que faço bem seguidamente, mas a receita é brasileira. Se você se interessar, posso passar a receita.
Se o seu empreendimento é um café, eu diria que basicamente aqui eles servem bolo, quiches, sanduíches. Essa receita de bolo é muitas vezes colocadas em formas de cupcakes e vendida como tal.
Entra no site www.taste.com.au, coloca o ingrediente "carrot" na procura e divirta-se. Adoro esse site!
Qualquer coisa, me fala.
Beijos.

Unknown

Oiieee obrigada por me ajudar...vou entrar no site que me sugeriu sim...muito...muito...muito obrigada mesmo ...bjo

Unknown

Oii tudo bem com você!!!
Você pode me enviar a receita do quiche de cenoura que me falou, hehe agora estamos na fase de testes das receitas para o TCC estou animada e anciosa...qualquer receita onde posso incluir e/ou substituir por cenoura sera muito bem vinda !!!
Desde ja agradeço muito a você pela ajuda, depois te envio fotos ok.


Grande abraço

Solange

Cris
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris

Oi Solange! Cliquei no seu Google + e enviei a receita pelo hangout. Se você não recebeu, por favor, me avise. Beijos e boa sorte.

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP