sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pizza na Pedra

Se você, como nós, gosta daquela pizza com massa caseira e crocante, sugiro comprar uma pedra para assar pizza.

Essa foi nossa aquisição no último final de semana. Sempre nos enrolávamos para comprar a tal da pedra, tipo, será que vamos usar, será que vale a pena? Daí o santo Aldi resolveu vender o kit de pedra, suporte e cortador por 7 dólares. Por que não comprar, né?
Sábado, logo após a compra, resolvemos fazer pizza. Primeiro erro. Leia sobre o assunto antes. Pedra não é forma de alumínio, é muito diferente. O resultado foi uma massa que não assou, toda grudada na pedra. Daí resolvemos perguntar para o Grande Oráculo (Google) como cuidar e utilizar nossa querida pedrinha.
Querem as dicas, aprender com nossos erros?
- assar a pizza na pedra garante uma massa mais crocante e sequinha. Para que isso aconteça, a temperatura da pedra tem que ser alta.
- a pedra é porosa e absorve toda a umidade que está sobre ela. Quando quente, ela absorbe a umidade da massa, deixando-a crocante. Por isso, nunca lave sua pedra com detergente ou qualquer outro produto, pois os elementos químicos do detergente serão absorvidos pelos poros da pedra. Para limpar a pedra, use um pano úmido. Se houver algum ingrediente "grudado", como queijo ou legume, raspe levemente com uma espátula. A aparência da pedra não é para ficar bonita, mas sim "curar" a pedra. Outro ponto importante. A pedra deve estar completamente fria para sua limpeza.
- para que a massa não grude na pedra, polvilhe a pedra com farinha de milho ou farinha de trigo antes de colocar a pizza sobre a pedra. Nunca coloque óleo. Lembre-se que os poros absorvem toda a umidade, óleo é úmido.
- a pedra deve ser pré-aquecida para que a pizza fique boa. Nunca coloque a pedra num forno já aquecido, pois ela poderá quebrar. Coloque a pedra no forno e ligue o forno. O calor deve aumentar gradualmente. Deixe a pedra no forno por meia hora, a 250 graus Celsius. Se você tiver aqueles fornos com ventilador, use este recurso.
- após meia hora de aquecimento, a pizza pode ser colocada sobre a pedra (não esqueça de polvilhar com farinha). Minha sugestão é que se coloque a massa da pizza sobre a pedra e termine de montá-la já na pedra. A não ser que você tenha aquelas espátulas de madeira grandes, usadas pelos pizzaiolos. Daí você pode usar a espátula para mover a pizza para a pedra. Lembre-se, a pedra estará muito quente. Cuidado!
Preparados? Vamos a uma receitinha básica então. A imaginação fica por sua conta.
Ontem tivemos nossa segunda tentativa de pizza na pedra. Bem melhor dessa vez. Meu único erro foi ter deixado a pizza tempo demais no forno. Como dizem por aqui, ficou "overcooked". A massa ficou crocante demais. Mais um pouco, queimava.
Esta receita já foi publicada no outro blog, mas vou repetí-la aqui.


Pizza de Salame Italiano e Queijo Bocconcini
Redimento: 4 pessoas

Massa da Pizza:
- 2 copos de farinha de trigo
- 1 sachet (7 g. 1 1/2 colher de chá) de fermento para pão
- 1 colher de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/4 copo de azeite de oliva
- 3/4 copo de água morna
Cobertura:
- 1/4 copo de azeite de oliva extra-virgem (use menos)
- 1 dente de alho, bem picado
- 1 colher de chá de sumagre ou sumac
- 1/4 copo de parmesão ralado
- 150 gramas de cogumelos in natura, cortados finamente
- 1 cebola vermelha, cortada em rodelas finas
- 10 folhas de sálvia
- 100 gramas de salame italiano, cortado finamente
- 220 gramas de queijo bocconcini (muzzarela de búfala) cortado em pedaços grandes
Modo de preparo:
1. Para fazer a massa, pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius. Peneire a farinha numa bacia, adicione o fermento, açúcar e sal. Adicione o azeite e a água e misture até ficar uma massa macia. Sove a massa em uma superfície polvilhada com farinha até ficar completamente uniforme e macia. Coloque a massa numa bacia untada, cubra a bacia e deixe descansar em um lugar morno por uma hora ou até a massa dobrar de tamanho. Após uma hora, sove a massa novamente por um minuto.
2. Forre uma forma (retangular ou redonda) com papel manteiga. Abra a massa com um rolo numa superfície polvilhada com farinha até ficar do tamanho da forma. Coloque a massa na forma. PS.: Aqui entra a parte da pedra, se você estiver fazendo pizza na pedra.
3. Combine o azeite de oliva com o sumagre e espalhe (com um pincel) sobre a base da massa.
4. Espalhe parmesão, cubra com os cogumelos, cebola e folhas de sálvia. Distribua o salame e o queijo bocconcini.
5. Asse por 20 - 25 minutos até que a massa fique "fofa" e marrom. Corte em pedaços e bom apetite.
Bom, não encontrando sumagre, substitua por uma base de molho de tomate. Não encontrando o queijo, substitua por um queijo fresco, suave e de textura macia.

4 comentários:

Cynthia Saccoman

Humm..que delicia!
Nós adoramos fazer pizza tb. Só que nossa receita é um pouco diferente, já postei ela lá no blog.
Só que acho que já cometi um erro grande, tb compramos a pedra e sempre lavo ela com detergente.....Ohhhhhhhhhh...e agora será que jogo ela fora?
Beijos

Cris

Cynthia! Vocês sentem algum gosto na pizza?
Seria bom dar uma pesquisada para ver se existe alguma maneira de retirar esse detergente da pedra.
Beijos.

Lourdes

Oi Cris, eu devia ter lido este post antes!Acabamos de comer nossa pizza na pedra, mas o erro: não colocamos nada na pedra e a pizza grudou. Mas deu certo, na hora de lavar não usei detergente, mas lavei com água corrente e uma escovinha. Obrigada pelas dicas, qualquer dia vou testar essa sua receita. Bjs.

Cris

Lourdes! A gente achou que pedra era igual a uma forma. Pelo jeito vocês também pensaram. Mas as próximas parecem que vão bombar, né? Beijos.

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP