domingo, 13 de dezembro de 2009

Sticky Date Pudding

O que é isso? Vou tentar explicar.
Sticky pode-se traduzir como "pegajoso". Falando em comida, acredito algo "molhado".
Date é tâmara.
Pudding, bem, não é pudim como conhecemos. Quando se fala pudding na Inglaterra e na Austrália, trata-se de um bolo feito com pouca farinha e assado em banho-maria. O conceito do pudim é o mesmo, com a diferença da farinha, que leva o contexto do pudding mais para bolo.
Há alguns dias atrás fomos almoçar na casa da Flávia e do André. Lá, uma amiga holandesa, apresentou o dito cujo para nós. Perguntei de onde ela havia retirado a receita, não deu outra mais fácil: Master Chef!
Semana passada arrisquei e fiz o pudding. Ficou maravilhoso! Agora compartilho com vocês.

Sticky Date Pudding (Pudim de Tâmaras)
Porções: 8

Ingredientes:
-180 gramas de tâmaras, sem caroço, picadas
- 1 1/4 (310 ml) copo de água
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 3/4 copo de açúcar natural (não branqueado, mas não é o mascavo)
- 60 gramas de manteiga, picada (retire a manteiga da geladeira meia hora antes)
- 2 ovos
- 1 copo (150 g) de farinha com fermento (self raising flour)

Molho (Butterscotch Sauce)
- 50 gramas de manteiga
- 1 copo (220 g) açúcar natural
- 1 copo (250 ml) de creme de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte 8 formas pequenas (essas de fazer quindim).
Coloque as tâmaras e a água numa panela e leve ao fogo alto até ferver. Retire do fogo, adicione bicarbonato de sódio e mexa até que as tâmaras se "desmanchem". Coloque de lado e mexa ocasionalmente.
Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar, adicionando os ovos aos poucos à mistura. Bata até que fique cremoso e leve.
Adicione as tâmaras (com água) à mistura. Aos poucos, adicione a farinha. Coloque nas forminhas até 2/3 da capacidade.
Coloque as forminhas em uma forma maior. Coloque água na forma, até preencher 1/3 das paredes das forminhas (fazer banho-maria). Asse por 40 minutos ou até o pudding ficar dourado e o palito sair "limpo".
Para o molho (butterscotch sauce), combine a manteiga, o açúcar, o creme de leite e a essência de baunilha numa panela. Cozinhe em fogo baixo até que a manteiga e o açúcar derretam. Deixe o molho ferver e então reduza a intensidade do fogo para baixa e cozinhe por 5 a 6 minutos ou até que o molho fique consistente.
Para servir, inverta a forminha de pudding no prato e coloque o molho por cima.

Minhas considerações a respeito da receita:
- Se for difícil encontrar tâmaras, eu substituiria por ameixa seca.
- As tâmaras daqui são completamente sem açúcar. O pudding não deve ser muito doce, visto que o molho que deve ser doce. Se for substituí-las por ameixas, reduza o açúcar do pudding.
- Eu piquei as tâmaras em pedaços bem pequenos (não era fã das tâmaras até experimentar esse bolo). Mesmo assim, achei que o bicarbonato não desmanchou as tâmaras. Eu usei o espremedor de batata que tenho para reduzir os pedaços.
- A receita diz para usar 1 1/4 copo de água. É muito. Utilizei toda a água para ferver as tâmaras. Por experiência negativa de outro pudding, dessa vez resolvi primeiro adicionar a farinha à mistura de manteira e depois as tâmaras com água. Diria que deixei sobrar mais ou menos 1/4 copo de tâmaras, senão iria ficar muito líquido. A textura da massa deve ser mais "fina" que massa para bolo.
- Não utilizei forminhas pequenas, não tenho. Utilizei a forma de pão que tenho. Com isso, o tempo de forno aumentou para 50 minutos. Quando deu 40 minutos, espetei o palito e ele saiu completamente molhado. Tirei a forma de pão do banho-maria e coloquei direto no forno por mais 10 minutos. Ficou perfeito.
- Se for utilizar forma de pão, além de untar a forma, coloque um pedaço de papel manteiga no fundo da forma. Por ser uma massa muito delicada, o pudding irá quebrar-se quando você tentar virar para servir, pois o fundo ficará grudado na forma. Comigo aconteceu isso.

0 comentários:

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP