terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mil Folhas de Ruibarbo

Então, sou muito curiosa. Tenho curiosidade com tudo nessa vida. Sempre digo que olho com as mãos, tenho que botar a mão em tudo, não basta olhar. Com o estômago então, a curiosidade também extrapola.
Desde criança sempre ouvir falar do tal de ruibarbo. Vegetal de nome estranho, era a informação guardada na minha mente. Olha que bonitinho ele é.


Desde que cheguei na Austrália é um tal de ruibarbo para cá, geléia de ruibarbo pra lá, doce de ruibarbo acolá. Não aguentei mais, tive que descobrir qual o gosto desta planta.
Usei uma receita do livro do Jamie Oliver, aquele das receitas preparadas em 30 minutos e lá tinha uma receita muito fácil, mil folhas de ruibarbo.
Quando estava preparando a receita, experimentei o ruibarbo cru, achei que ele não tinha gosto destacado. Percebi que tinha bastante água na sua composição. Querem saber o resultado e o veredito? Vamos lá...

Mil Folhas de Ruibarbo

Ingredientes:
- 200 gramas de ruibarbo picados em pedaços de 1 cm
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- raspas de meia laranja
- 2 cm de gengibre, descascado e ralado
- 1 folha de massa folhada (20 x 20 cm)
- 1 ovo
- 1 colher de chá de pasta de baunilha ou extrato de baunilha
- 125 gramas de crème fraîche*
- 150 gramas de creme de baunilha**

Modo de Fazer:
- Pré-aqueça o forno a 190 graus
- Faça pequenos cortes na massa folhada, formando leves quadrados na massa. Bata o ovo, pincele sobre a massa e coloque no forno por 20 minutos ou até ficar dourada e folhada.
- Coloque o ruibarbo picado numa panela, adicione o açúcar, as raspas de laranja e o gengibre. Adicione a pasta de baunilha. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Quando o ruibarbo estiver macio e cozido, desligue a fogo e deixe a panela sem tampa, para que o creme fique consistente
- Retire a massa folhada do forno e deixe esfriar um pouco. Transfira para uma travessa.
- Misture o creme de baunilha com o crème fraîche e espalhe sobre a massa folhada. Por cima do creme, coloque o creme de ruibarbo e dê uma leve misturada.

Algumas observações:
* Crème Fraîche é um creme de leite mais "azedinho", mas não tanto como um iogurte ou "sour cream" que encontramos aqui na Austrália. Segundo o Wikipedia, o creme deve ter basicamente "culturas bacterianas", que dá o azedinho e creme, além de um teor maior de gordura. Eu fui ao supermercado e não encontrei o crème fraîche. Como havia comprado cream cheese para outra receita, usei cream cheese mesmo.
** Acho que nem sempre é possível encontrar creme de baunilha pronto (custard), então sugeriria fazer aquela receita básica de 1 gema, 1 lata de leite condensado e lata de leite. Acho que fica uma delícia. Eu usei o creme (custard) pronto.

Pois bem, a sobremesa é ideal para aquelas pessoas que gostam de doce, mas nada muito doce. Achei que ficou faltando aquele docinho básico. Quanto ao creme de ruibarbo, eu não consegui sentir nada além do sabor das raspas de laranja e gengibre. Acho que o ruibarbo deve ser parente do chuchu :)
Não sei se farei a sobremesa de novo, sou a formiguinha da casa. Se é para ter trabalho de fazer sobremesa, que seja de matar. Mas vale a tentativa, bom apetite.

4 comentários:

Brausie

Uma vez provei a geléia e gostei, porque a aussie pôs açúcar, mas ainda assim ficou um pouquinho amarguinha. Bom mesmo.

Cris

Flávia, concordo. Pra mim tem um fundo azedinho, por isso a receita deve ter laranja e gengibre. Fico algo "zesty".

Edelize

Cris, também acho este treco meio sem gosto, só colocando muito açúcar para acentuar o gosto. Pra fazer o creme fraiche, é só misturar 1 copo de coalhada com dois copos de nata, cozinhar um pouquinho e deixar esfriar por umas 8 horas em temperatura ambiente. Mas estou curiosa pra saber se você conseguiu fazerem 30 min?

Cris

De, se fosse só a sobremesa, acho que até em 15 minutos fazia. Mas nesse dia resolvi fazer uma salada (do Jamie também) e mais um quiche de outro livro de receitas. E também comecei com o almoço do Will. Acho que nossa refeição levou uma hora pra ficar pronta. Tá bom, tá valendo :)

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP