segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Purê de Couve-Flor

Couve-flor para mim sempre significou salada. E eu gosto, mas a vida inteira só conhecendo uma variação de couve-flor me deixou meio cansada.

Assistindo aos programas de culinária daqui da Austrália, descobri o purê de couve-flor. Super leve, é um bom substituto para o purê de batatas, com a vantagem de não possuir os carbohidratos da batata.
Por ser extremamente leve, eu prefiro preparar o purê de couve-flor com alguma carne mais encorpada.

Purê de Couve-Flor

Ingredientes:

- 1 couve-flor (retirar os talos e deixar só as "florzinhas")
- 1/4 xícara de vinho branco
- 1 colher de sopa de caldo de legumes em pó
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1/4 xícara de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de leite
- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Coloque a couve-flor em uma panela, acrescente o vinho branco, o caldo de legumes e o sal.
Cubra com água (aproximadamente 5 cm acima da couve-flor). Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que a couve-flor fique macia.
Retire a couve-flor do fogo, drene a água e coloque no liquidificador. Acrescente o leite, o azeite de oliva, a pimenta e o queijo parmesão ralado. Bata tudo até que fique um purê consistente e aerado.
Sirva imediatamente.

8 comentários:

Tati Salomão Miamoto

Adorei a receita, Cris! Vou testar.
E o prato ficou lindo!
Parabéns!

Edelize

Este fará parte do jantar de amanhã, com certeza.

Couve-flor também fica boa gratinada com creme branco e queijo, mas esta sua receita é muito mais saudável!

Anônimo

Minha amiga... continua uma chef na cozinha, heheheh. Saudades de ti, bju Simone

Cris

Meninas, façam, é super leve e saudável.
De, eu me lembrei mais tarde da couve-flor gratinada, uma delícia também, né?
Simone! Que saudades de você, minha amiga. Você nem consegue imaginar quanto. Como vocês estão? Beijo no coração.

Beijo a todas.

Anônimo

Cris... vou ser mamãe de novo... acho que é para não perder a prática.
Logo mando mais notícias por email.
Bju e muitassssss saudadessss tb.

Di

Oi Cris!
Obrigada pelas dicas de como fazer pão na máquina, foram mto úteis. Comprei o Bread Improver e o pão ficou bem fofinho ;)
Abçs

Paula Alessandra

Olá Cris! Encontrei seu blog pelo amigo google, quando pesquisava por brasileiros na autrália e comidas tb! Já que estou me preparando para viver na terra dos cangurus e como estive ae por um mês em Janeiro, e apanhei com as comidinhas... rsrs é Mto bom saber de um blog com receitas bem sucedidas! Fiquei com água na boca de ver!
Parabéns pelo blog!
bjnhus

Cris

Oi Paulinha!
Bom, comida você já achou por aqui, hehehe.
A questão da comida é estranha no começo, mas depois você ficará feliz com tantas opções e aventuras gastronômicas que poderá fazer.
Provavelmente mudará os hábitos um pouco, aprendendo coisas diferentes e gostosas.
Seja bem-vinda!!!

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP