segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Começando

Sempre fui uma gulosa. Adoro sentir fome para ter o prazer de matá-la com um prato saboroso. Desde pequena sempre relacionei prazer com comida. Comer é uma celebração, um ato sagrado, um motivo de reunião e paz.

Quando criança já arriscava receitas e colocava em risco os utensílios e a cozinha da minha mãe. O resultado era satisfatório e a alegria de conseguir montar um prato sem supervisão era incrível. Mesmo na adolescência o interesse pela comida não diminuiu. Cheguei até a fazer bolos do meu próprio aniversário, só para ter com o que celebrar, mesmo na ausência de minha mestre, minha mãe.
Com o tempo, me direcionei à vida de mulher moderna. Trabalho, faculdade, estudo, academia, cursos, salão, happy hours, marido, família, amigos, cinema, viagens, ufa! Não é à toa que as cozinhas no Brasil estão virando corredores para armazenar a geladeira e o microondas. Não dá tempo para fazer nada. Meu ânimo não resistia à vontade de fazer algo na cozinha, o restaurante sempre estava perto demais e barato demais.
Foi então que nos mudamos para a Austrália. Os primeiros dias aqui foram de uma revolta total, do meu estômago. O jet lag fez se sentir no estômago. Na tentativa de acostumar o corpo ao novo fuso, começamos a comprar coisas básicas, que fossem usuais para nós. Mas não deu muito certo. O sal não salgava, o achocolatado não tinha açúcar, a maionese era doce, requeijão não existe e o substituto era muito salgado. A carne era horrível e os legumes eram estranhos. E, o melhor de tudo, os restaurantes com comida decente eram caros para uma dupla de desempregados (ainda continuam caros). Para completar, a Austrália não tem comida típica (e sim reúne as cozinhas de todo o mundo), mas sim um "símbolo", o Vegemite, que foi experimentado na primeira semana e foi esquecido para sempre.
Esse tempo de Austrália me transformou. A vida mais tranquila, a necessidade de uma comida de qualidade e a saudade da comida brasileira fizeram com que eu retornasse à minha paixão culinária. Agora sou uma mulher moderna, que já viveu muita coisa, mas que vive bem mais agora e se dedica ao prazer do paladar. Cozinho muito, erro bastante, os acertos são deliciosamente aprovados. Gosto de tentar novidades, achar substitutos, copiar a comida dos restaurantes, fazer a comidinha brasileira como dá. Ainda adoro sair para jantar ou almoçar, para mim ainda é um programa perfeito.
Não sou gourmet, não sou chef, não pretendo ser. Esse blog é meramente um diário de meu paladar. Não tenho conhecimentos técnicos, não entendo de vinho e não consigo nem decorar uma receita básica. Mas adoro cozinhar e ter tempo para fazer isso. Gosto de me dedicar à cozinha e compartilhar isso com outras pessoas.
Bem-vindos ao meu mundo dos sabores. Compartilhem comigo essa aventura que, além e acima de tudo, passa pelo estômago.

8 comentários:

Brausie

Parabens, Cris! Tenho muitas sujestoes de receitas, posso dar pitaco?

Cris

Claro que pode dar pitaco!!!! São mais receitas para experimentar!!! Será muito bem-vinda! Nham, tô com fome agora, tô topando comer qualquer coisa, mas vou comer lasanha que sobrou do almoço. hehehe. Abraços

Cynthia Saccoman

Parabéns!!!!!
Adorei o blog novo!!!
Quero ser seguidora.....cade os seguidores?
beijos

Cris

Oi Cynthia! Que bom que gostou. Vou pensar com carinho sobre o espaço para os seguidores. Se não ficar muito poluído, coloco. Mas lembra de dar uma passadinha por aqui. Abraços.

Rogerio

Oi Cris!
Gostei muito do blog! Temos que nos virar na cozinha nesse lugar. Aqui tambem virei um entusiasta na arte de cozinhar, e vou experimentar varias de suas receitas.
E aguardo uma receita de feijao com vegemite, hehehehe.

Cris

Rogério! Que bom que apareceu por aqui!
Pois é, o dia que inventar feijão com vegemite vou patentear! Eca! hehehe

ra!ka

Cris, BOM DIA!
Me diz, onde posso conseguir um "aparador" de talheres igual a este que vc ganhou da Estela? Estou doida atrás de um tb, faz um tempao. Bjs e parabéns pelo Blog.
Raika

Cris

Raika! Então, ganhei esse da Estela porque não encontrava. Imagino que encontre nessas lojas de produtos pro lar. Boa sorte! Beijos

Feijão com Vegemite   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP